Sobre

Publicado pela editora carioca Multifoco, “O escritor premiado e outros contos”, primeiro livro do escritor baiano Rafael Rodrigues, reúne 30 contos curtos, escritos entre os anos de 2002 e 2010.

Apesar de somente em 2011 estrear em livro, o autor não pode ser considerado um “iniciante”. Antes de ter sua primeira obra impressa, Rafael Rodrigues colaborou com alguns dos principais veículos de cultura do Brasil, como Paralelos.org, Pessoas do Século Passado e Digestivo Cultural, de onde foi colunista e editor-assistente. Teve resenhas, artigos e contos publicados em revistas impressas como Brasileiros e Conhecimento Prático Literatura; no jornal Rascunho e no lendário Suplemento Literário de Minas Gerais, entre outros.

Segundo o escritor Menalton Braff, que assina a orelha do livro, o amor é o tema predominante dos contos, “mas em sua negação, na impossibilidade de sua realização, e nisso pode-se descobrir a origem romântica do autor. (…) Outro tema recorrente é o da fuga. As personagens, quase todas elas pertencentes ao mundo dos excluídos, pois não encontram seu lugar na sociedade, estão sempre em fuga. Mas não aquela fuga para o Paraíso, ninguém está pensando em Pasárgada. Em ‘O escritor premiado e outros contos’, foge-se para um espaço inexistente como lugar aprazível. É a fuga do ser, de si mesmo, do cerco social, mas a fuga para o nada”.

Utilizando uma linguagem simples e objetiva, Rafael Rodrigues se aproxima de autores obcecados pela concisão, como Dalton Trevisan e Marcelino Freire. Contos como “Ponto de partida”, “Cigarettes and alcohol” e “Como se fosse você fosse um banqueiro anarquista” são exemplos disso. Mas há também espaço para histórias de maior fôlego, como o conto que dá título ao livro e “Homem em guerra”.

Após a publicação do primeiro livro, o autor, que atualmente mantém o blog Entretantos no site da revista Bravo! e é co-editor da revista eletrônica de contos Outros Ares, já planeja sua segunda obra: está trabalhando em um novo livro de contos, que pretende publicar em 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s